Blog Farinha Pura

Presunto Alemão por Katia Bonfadini

Publicado em fevereiro dia 28, 2012 em Blogueiro(a) Convidado(a)

Desde que experimentei o presunto alemão pela primeira vez, virei fã do produto. Adoro quando ele é cortado bem fininho e penso que seu sabor meio defumado e sua casquinha temperada é inconfundível. São pouquíssimos os lugares no Rio onde sei que posso encontrar o presunto sempre que bater aquela vontade de preparar um lanchinho especial, e um deles é o Farinha Pura.

Fiz uma compilação de receitas que preparei ao longo dos últimos dois anos com esse ingrediente e cheguei à conclusão de que ele é bem versátil, podendo ser usado em sanduíches, canapés e até mesmo saladas.

Vamos conferir?



Verrine de folhas verdes com tomate cereja, provolone e presunto alemão

Comprei uma salada de folhas pronta que continha alface americana, alface roxa, agrião, rúcula e tomate cereja. Separei um pedaço de provolone temperado, fatias finas de presunto alemão e um punhado de biscoito pimentinha pra finalizar a salada com um toque original.

Cortei o provolone em cubinhos, piquei o presunto alemão em pedaços pequenos e, em seguida, acrescentei algumas folhas de manjericão e cebola crua à mistura. Para o molho, usei manteiga aromatizada com manjericão e alecrim, que aqueci até derreter. Ao invés dos tradicionais croutons, decidi testar a sorte com uma inusitada cobertura de biscoito pimentinha no topo da salada, já devidamente colocada dentro das taças.

E assim ficou pronto um verrine de facílima execução e charmosa apresentação. Penso que essa é uma boa opção de entradinha para um almoço ou jantar.



Baguete de provolone, recheada com presunto alemão e queijo de cabra cremoso

Um dia chegando em casa depois do trabalho, resolvi montar um sanduíche especial, recheando a baguete com presunto alemão, queijo de cabra cremoso, alface roxa, alface crespa, tomate cereja e azeite. Hummmm… ficou uma delícia e me arrependi de não ter comprado outra baguete pra repetir a dose no café da manhã do dia seguinte!

 

Baguete de gergelim recheada com presunto alemão, queijo brie e mostarda Dijon com estragão

Algumas semanas depois, decidi testar outra combinação com o presunto alemão ao receber em casa um grupo de amigos. Em uma baguete fininha com cobertura de gergelim, montei um sanduíche utilizando fatias finas de presunto alemão, queijo brie e mostarda Dijon com estragão. Aqueci levemente o conjunto e envolvi cada sanduíche em um dos guardanapos coloridos e estampados que tenho em casa.


Em seguida, posicionei os sanduíches dentro de canecas e surpreendi meus convidados com essa apresentação inusitada!


Vol-au-vent de queijo de cabra cremoso, presunto alemão + molho de mostarda com pimenta verde

Tenho o costume de preparar jantares românticos em comemoração a datas especiais e fim no ano passado inventei um canapé que tinha como base vol-au-ventsrecheados com queijo de cabra bem fresquinho e cremoso, além de um pedaço generoso de presunto alemão. Para finalizar com um toque especial, acrescentei uma colher de chá de mostarda com pimenta verde.

 

Como adoro atribuir novas funções a objetos sem uso, resolvi resgatar meu velho porta-velas do fundo do armário a fim de usá-lo como suporte para os quatro tipos de canapés que preparei. Foi um belo começo para uma noite inesquecível!

 


Espetinhos de presunto alemão com pimenta biquinho e cubos de queijo

Em outra situação lá em casa, resolvi improvisar espetinhos de presunto alemão enroladinho com pimenta biquinho (bem mais aromática do que picante) e cubos de queijo, que pode ser minas curado, minas padrão, Grana Padano, parmesão, gorgonzola etc. Depende do gosto de cada um.

Espero que tenham gostado das sugestões! Existem muitas maneiras de degustar o presunto alemão, que também é uma delícia puro, servido juntamente com uma tábua de queijos, pastinhas e torradas, que tal?

E vocês já experimentaram essa delícia de alguma forma diferente?

Um grande beijo,

Katia Bonfadini

—————————————————————–
O Empório Farinha Pura agradece a Katia Bonfadini em participar do nosso Blog.